Buscar
  • Ivan Alfarth

A Advocacia do século XXI pode - e deve - ser mais ágil


Não faz muito tempo que os escritórios de advocacia eram verdadeiros calabouços entulhados de papéis, carimbos, arquivos e departamentos inteiros destinados apenas a controle documental. Ficou cristalizada na mente das pessoas a imagem de um consultório com pilhas de livros empoeirados. Nas últimas décadas, contudo, a sociedade passou por uma revolução em seus costumes. O acesso à informação e a simplificação de processos através da informática tornaram várias atividades do cotidiano muito mais dinâmicas. E não poderia ser diferente no campo da advocacia. Mas em que aspecto essas mudanças podem ajudar o cliente?

Os efeitos mais evidentes da informatização dos escritórios são a agilidade e a transparência. Um escritório jurídico atualizado, com uso intenso e responsável da tecnologia, pode proporcionar resultados práticos, rápidos e confiáveis aos seus clientes. Alguns exemplos:

- Armazenamento digital de documentos: o escritório poderá dispor de armazenamento digital de todo o conteúdo de seus clientes, permitindo que documentos sejam guardados com segurança e permitindo acesso rápido.

- Armazenamento do banco de dados do escritório na “nuvem”: um escritório pode guardar seus arquivos de documentos e pastas de clientes em servidores externos, de renomada segurança. Assim, qualquer lugar onde o advogado esteja pode ser considerado o seu escritório, uma vez que todos os arquivos estarão disponíveis na internet.

- Desnecessidade de arquivos físicos: nos dias atuais quase todos os órgãos administrativos e judiciais já usam processos digitais, eliminando o uso de papéis e arquivos físicos.

- Simplificação e agilização dos processos judiciais: ações na justiça podem ser propostas com rapidez, pois os protocolos e documentos são eletrônicos.

- Desburocratização: não faz muito tempo que a seguinte rotina era comum: o cliente se consultava pessoalmente com o advogado, que então exigia uma série de documentos, cópias, autenticações e procedimentos, para só depois ingressar com a ação. Atualmente, a relação entre cliente e advogado pode ser feita até remotamente. Documentos importantes a serem anexados a processos podem ser enviados por Whatsapp, e autenticações não são mais necessárias em documentos de processos, salvo em raros casos.

- Ética e segurança na relação entre cliente e advogado: com a informatização dos processos jurídicos, um escritório comprometido com a ética poderá dispor aos seus clientes informações detalhadas de seus processos, facilmente consultáveis na internet.

Em resumo, escritórios de advocacia não precisam ser sisudos, pesados. Os tempos modernos demandam por serviços claros, com informação acessível e rápida ao cliente, sem muralhas intransponíveis entre ele e o advogado, como se este último fosse um oráculo inatingível. Os dias de hoje exigem que o profissional jurídico se aproxime do seu cliente. E a tecnologia está aí para facilitar tudo isso, pois um escritório jurídico atualizado tecnologicamente poderá aproveitar melhor o tempo outrora gasto com burocracias documentais fazendo o que realmente importa: cuidando da vida jurídica de seus clientes.


4 visualizações

© 2020 por Ivan Alfarth. 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Clean