Buscar
  • por Ivan Alfarth

Cuidados na hora de comprar imóvel


Quem tem paciência de ler contratos de 30 páginas? Até advogados se sentem enfadados com documentos grandes hoje em dia. Mas, na hora de comprar um imóvel diretamente com as construtoras, deve-se ter cuidado com as armadilhas ocultas nas minutas de contrato. Por isso é bom prestar atenção ou procurar uma consultoria jurídica para avaliar o tipo de negócio que será feito.

Um dos problemas mais comuns nessas compras é a cobrança irregular de taxa de corretagem/SATI: o interessado vai na construtora, assina o contrato e ACHA que está pagando a entrada do imóvel. Mas junto com a entrada a construtora acaba impondo ao comprador o pagamento da taxa de corretagem e da taxa Sati – Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária. São cobrados os percentuais de 6% para a taxa de corretagem e 0,88% sobre o valor total do bem de taxa Sati. Essa Assessoria é contratada pela Construtora para cuidar da documentação do comprador e de todo o processo para efetivação do financiamento bancário, bem como os corretores de plantão nos stands de vendas.

Pois bem, se é a Construtora quem contrata, é ela quem deve arcar com os custos da contratação. Portanto, a cobrança de taxas de corretagem quando o próprio comprador procura o imóvel para aquisição na construtora é considerada abusiva, podendo ser pleiteada sua devolução judicialmente.

Fale conosco para saber mais.


2 visualizações

© 2020 por Ivan Alfarth. 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Clean